segunda-feira, 23 de maio de 2011

Um pouco mais sobre o Maior Carrego do Brasil


Biliu de Campina é uma figura bastante conhecida entre a nação forrozeira, mas como ainda existem aqueles que não o conhecem então vamos falar um pouco sobre nosso personagem.

Severino Xavier de Sousa nasceu em Campina Grande, no dia 01 de março de 1949. Estudou e se formou em Direito, mas largou a profissão de advogado em pró de seu grande amor: a música, em especial o legitimo forró pé e cabeça de serra (como ele mesmo diz). Foi assim que ele passou a adotar o nome Biliu de Campina.

Apesar de ser artista, Biliu é uma pessoa bastante simples. Ele circula tranquilamente pelas ruas de Campina Grande, tendo contato tanto com o povo quanto com os turistas, que vem na época do São João. Por opção e pela falta de oportunidade, prefere ficar no Nordeste do que ir se arriscar no Sudeste, e acabar sendo trocado pelos modismos que vez por outra aparecem na indústria da música. 

Biliu não poupa críticas ao chamado forró de plástico. De acordo com ele, esses artistas são travestis de forrozeiros "fazendo forró a força e dizendo que estão dando força para o Forró". Costuma ironizar quando se referem a ele como sendo um artista da terra: "me sinto muito bem quando sou incluído na relação dos chamados artistas da terra, já que desconheço artistas de outros planetas, assim como: Plutão da Sanfona, Netuno do Rojão, Júpiter do Zabumba, ou os ETs do Forró"

Tem cinco discos lançados: Matéria Paga, Forró o Ano Inteiro, Tributo a Jackson e Rosil, Do Jeito que o Diabo Gosta e Forrobodologia. Todos eles foram lançados de forma independente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário