sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Morre Leon Cakoff



Nesta sexta-feira, dia 14 de outubro, perdemos um dos maiores nomes do cinema brasileiro e mundial. Leon Cakoff estava internado há duas semanas no Hospital São José, em São Paulo, devido a um melanoma – câncer que atinge o tecido epitelial. Entre suas contribuições está a criação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.


Leon foi casado durante 22 anos com Renata de Almeida. Ela dirige a Mostra a seu lado desde a 13ª edição do evento, em 1989. Deixa dois filhos com ela, Jonas e Thiago, além de mais dois do primeiro casamento, Pedro e Laura. 


Leon Cakoff nasceu Leon Chadarevian em Alepo, na Síria, em 25 de junho de 1948. Veio para o Brasil com a família aos oito anos de idade e formou-se pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Por problemas com o regime militar, adotou o pseudônimo Cakoff, que nunca mais abandonou.


Leon Cakoff foi o primeiro brasileiro a ir pro Festival de Cannes. Foi lá que ele teve a idéia de fundar um festival de cinema aqui no Brasil. Em 1977, para comemorar os 30 anos do Masp, Leon criou a 1ª Mostra Internacional de Cinema, com o apoio no MASP (onde dirigia o departamento de cinema)   com 16 longas e 7 curtas brasileiros e internacionais. Logo no primeiro ano, foi criada uma das maiores marcas do festival, o prêmio com o voto do público, que na primeira edição foi para Lúcio Flávio, O Passageiro da Agonia, de Hector Babenco.


A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo travou uma luta ferrenha contra a censura no regime militar, tanto pelo fator democrático que se mantem até os dias atuais, quanto por trazer filmes de vários países, mesmo aqueles os quais a ditadura era contra, como Cuba e União Soviética.


Grandes cineastas já estiveram presentes na Mostra: Manoel de Oliveira, Abbas Kiarostami,  Amos Gitai, Quentin Tarantino, Pedro Almodóvar, Dennis Hopper,  Wim Wenders, Jafar Panahi, entre outros. Este ano, o destaque fica por conta do filme Fausto, de Aleksander Sokurov, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza 2011.


O filme Biliu, o Maior Carrego do Brasil foi selecionado pra participar da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo na categoria curta-metragem deste ano. Ficamos muito tristes em não poder contar com a presença de seu fundador, e deixamos nossos pêsames e condolências a família.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário